10 de junho de 2016

5 DICAS PARA APRENDER IDIOMAS

Eu havia escrito um artigo para outro site um tempo atrás falando sobre as 3 principais maneiras de aprender idiomas. Na época usei como exemplo o inglês, mas podem muito bem servir para outros idiomas da mesma forma. Estas três principais opções de como aprender idiomas são:

1- Cursos de idiomas
2 - Autodidata
3 - Intercâmbio

Se quiser ler mais sobre as dicas que dei sobre estas três formas de aprender idiomas, clique aqui e leia o artigo completo.


Mas hoje estou aqui para dar 5 dicas gerais sobre como aprender idiomas e que inclusive, são dicas que serviram pra mim e que usei para aprender mais de um idioma.

1 - VÍDEOS E MÚSICAS

Nada como acostumar o ouvido com falantes nativos e especialmente de diferentes regiões do mundo. Para isto é ótimo praticar assistindo a filmes, séries, programas de TV originários de um país da língua que você quer aprender, assistir a vídeos do youtube (inclusive há muitos vídeos com aulas do idioma que podem te ajudar e muito a aprender) e ouvindo músicas. Quanto aos vídeos é ideal que se assista no idioma que quer aprender e se possível que após assistir a primeira vez, repita novamente sem a legenda ou com a legenda no idioma nativo. Isso tudo irá te ajudar muito e você estará aprendendo fazer o que gosta, se divertindo!

2 - LIVROS 

Eu adoro comprar livros nas livrarias que há na minha cidade ou mesmo pela internet. Há livros de todos os tipos, de leitura, com aulas, com resumos dos conteúdos, livros com CDS para trabalhar a audição também e algo que hoje está bem esquecido mas que é muito importante, o dicionário. Eu adoro aprender idiomas usando o dicionário, especialmente alguns que têm dicas sobre regrinhas, sobre falsos cognatos e sobre o que mais possamos nos confundir pois não é usado da mesma forma que no nosso idioma nativo. Inclusive quando quero muito aprender um idioma, uma das formas de eu melhorar meu vocabulário é lendo de 5 a 10 páginas do dicionário por dia e tentando memorizar as palavras que acho úteis, além de ler as dicas que o dicionário pode dar. Para completar, se não entendi os fonemas e como pronunciar a palavra, busco em um tradutor ou pergunto a algum conhecido nativo para entender bem e pronunciar corretamente.

3 - PRÁTICA

Pratique o máximo que puder e mesmo que não tenha ninguém com quem praticar, pratique no espelho. fale consigo mesmo, tente criar um monólogo, cante, repita frases que ouvir em músicas, vídeos e filmes. Isso tudo ajuda muito a perder a vergonha, se acostumar com sua voz falando o idioma, melhorar a sua desenvoltura com o idioma e comparar um áudio nativo com a sua pronúncia para que perceba se falou da forma correta ou não.

3 - REDES SOCIAIS

As redes sociais não servem apenas para publicarmos porcaria e fotos, serve para nos ajudar a ter mais conhecimento, bem como a internet em geral. Você pode procurar sites, canais no youtube e especialmente grupos no facebook que sejam relacionados ao idioma que está tentando aprender. Lá haverá pessoas postando dicas, exercícios, dúvidas e muita coisa realmente útil para o seu aprendizado. Inclusive você pode deixar sua dúvida lá e certamente alguma alma caridosa irá te ajudar. Só alerto sobre os tais grupos do facebook para prática do idioma. É interessante, especialmente para que você pratique a fala, porém cuidado para não aprender palavras e regras erradas com pessoas inexperientes. Talvez alguém fale algo errado e você irá imitar achando que aprendeu algo, porém estava incorreto. Por isso, se possível pratique com quem realmente sabe e poderá te ajudar de verdade. Para isto, segue o próximo e último tópico apesar de não menos importante. :)



5 - CONVERSAÇÃO ONLINE

Como comentei acima, é interessante que você aprenda e pratique com pessoas experientes, que realmente entendem do idioma ou que sejam nativas dele. 
Eu descobri alguns sites muito legais através dos quais você pode ter aulas de idiomas ou simplesmente praticar conversação com pessoas do mundo todo. Nestes sites você escolhe o professor com quem mais se identificar, que tenha o custo que se enquadre com o que você deseja e pode pagar e pode inclusive buscar alguém nativo do idioma ou alguém que fale o seu idioma e o idioma que quer aprender, assim poderá ser mais fácil de vocês se entenderem e que a pessoa te explique e corrija quando você errar. Você escolhe a frequência, dias e horários que quer estudar e enfim, achei show!
Entre os que mais gostei estão o Verbling (somente com nativos que irão te ensinar o idioma que eles falam e o site é em inglês) e o Preply que já estou usando tanto para aprender como para ensinar, que tem versão do site em português e há tanto instrutores nativos ensinando seu próprio idioma, seja pessoas aleatórias, quanto professores mesmo, quanto há também instrutores tipo eu que sou Brasileira, meu idioma nativo é o português mas ensino inglês há 10 anos. Neste site também vocês escolhem o professor que querem, nos dias e horários que quiserem e pelo valor que podem pagar, negociando com o professor. Além disto se você dá aulas de algum idioma ou quer tentar ensinar o seu, se cadastre na plataforma também que pode ser uma oportunidade para você ganhar um dim-dim.  :)

Quer saber quais os 5 idiomas mais difíceis e mais fáceis de aprender? Clique aqui e descubra!

Não se esqueça de se seguir o blog "Quero ser nômade", curtir a fan page, seguir o instagrame se inscrever no canal do youtube para não perder nenhuma novidade! :)



Comente com o Facebook:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui sua opinião. Será um prazer ler seu comentário! :)

TODOS OS POSTS DO BLOG!

RECEBER NOVIDADES VIA E-MAIL

PENSAMENTO DO MÊS!

PENSAMENTO DO MÊS!