14 de maio de 2016

ENTREVISTA: Sofia Piassi

E aí nômades, tudo bem com vocês?

Hoje temos aqui uma entrevista com uma pessoa muito querida: a Sofia Piassi.
Para quem não a conhece, ela deixou um textinho abaixo falando sobre ela para que a conheçam ou para quem a conhece, saber um pouco mais.

"Pra quem não me conhece eu me chamo Sofia, Sofia Piassi Machado Lima, mas pra encurtar criei meu blog com o nome de sofiapiassi.com.
Eu venho do Brasil! 
Ué mas de onde? 
Aí está, meus caros, a questão é complicada!
Nasci em Roraima, mas minha família é do Rio de Janeiro, desde que eu nasci eu me mudo de estado pra estado toda hora, e já morei em todas as regiões do Brasil (Sim, todas: Norte, Nordeste, Sul, Sudeste e Centro-Oeste), morei em vários estados, e já viajei pra quase todos eles. 
Em 2010 pra 2011 eu fui pra Volta Redonda no RJ, pois a família da minha mãe é de lá, e eu tinha que parar em um lugar pra fazer faculdade, fiz de Publicidade, no meu 4o ano na mesma cidade no mesmo estado (eu nunca tinha ficado tanto tempo assim em um só estado) formei e já comecei jornalismo, entrei no penúltimo ano, mas não fiquei muito tempo, tranquei, por causa do trabalho em um navio de cruzeiro onde trabalhei como fotógrafa até janeiro de 2015 e nesse mesmo mês eu me mudei pra França, onde estou até hoje (2016), estou terminando a minha segunda faculdade aqui, de comércio, e semestre que vem, entro na faculdade de jornalismo para terminá-la! 
A minha história é longa mas resumidamente é isso! :D
Também gostaria de aproveitar pra falar pra vocês, leitores da Dri, que ela é uma pessoa incrível, que eu conheci  assistindo seus vídeos youtube, onde ela falava sobre o trabalho em navios, como ela já teve o cabelo da mesma cor que o meu (platinadíssimo) sempre peguei dicas com ela, a gente também vive uma vida saudável a gente se troca diconas, e atualmente a Dri me ajudou bastante com várias dicas sobre fazer vídeo no youtube (se vocês não sabem, a Dri também dá aula de inglês e espanhol) E depois dos meus amigos me pedirem aulas, e também da Dri me incentivar falando que eu super devia fazer isso também, eu comecei a dar aulas francês no Youtube pra ajudar minha família e amigos do brasil a se comunicarem com os mesmos aqui da França!"

Já deu pra ter uma idéia sobre a vida desta blogueira, youtuber, nômade e agora casada com um francês, né? Foram feitas também algumas perguntas específicas para a Sofia responder que podem ajudar vocês a se inspirarem e ter idéias para a vida futura de vocês como viajantes, nômades ou simplesmente se inspirando para algo diferente na vida. Vamos lá! :D
1 - Qual sua relação com viagens e o que mais te motiva a querer viajar?
"Na verdade lendo essa pergunta eu tenho tantas respostas que vêm na cabeça, acho que muita gente, nessa era moderna em que vivemos, tem como motivação pra querer viajar as redes sociais, fotos pra mostrar aos amigos, essas coisas. E confesso que eu também já tive esse impulso de pensar: Nossa vou ter várias fotos legais pra postar, ou até mesmo: Olha que legal vou poder fazer check in e postar que estou em outro país.
Mas hoje em dia, eu mal ligo pra isso (claro que continuo compartilhando tudo no blog e com a minha mãe e amigos) mas o que me motiva a viajar hoje em dia é a distração, é a sensação de entrar em outro mundo, um universo diferente, ver pessoas diferentes, comidas diferentes, lugares que nunca vi na vida, ou até mesmo lugares que já vi mil vezes em fotos e em filmes, mas vê-lo ao vivo!"

2 - Quais idiomas fala? Como e por que os aprendeu?
"Atualmente eu falo português, inglês, francês, tenho um bom nível de italiano, e nível básico em espanhol. Inglês eu tenho a impressão que nasci sabendo, mas na verdade foi vendo filmes e seriados americanos mesmo. Entrei em um curso de inglês só em 2014, já entrei em um nível avançado, fiquei 1 ano só pra pegar um certificado. Estudei um ano de francês em 2 escolas diferentes e aprendi na faculdade aqui na França. Comecei a me interessar por italiano quando trabalhei no navio italiano, era o idioma mais falado por lá, aprendi algumas coisas e ai resolvi começar a estudar (estudo desde o final de 2014)"

3 - Onde mora no momento? Há quanto tempo está neste lugar? Porque está aí?
"Eu moro na França, na Região de Rhône-Alpes. Estou aqui desde o final de janeiro de 2015. Estou aqui por que além de ser uma boa oportunidade de estudar, meu esposo é Francês, e vivemos por aqui por enquanto."
4 - Com o que trabalha e por que decidiu trabalhar com isto?
"Eu trabalhava como fotógrafa no navio, atualmente como estou terminando a faculdade de Comércio estou fazendo estágio e trabalhando na área de comunicação. Devo voltar a trabalhar como fotógrafa e jornalista mais pra frente, eu tenho o blog e canal o qual me dedico (sofiapiassi.com), mas preciso de uma câmera também e de mais tempo pra isso, no ano que vem isso será a maior prioridade!"

5 - Qual seu lazer?
"Eu adoro praticar esportes, amo nadar e patinar no gelo <3 E também gosto de viajar, claro né gente! :D
Sempre que temos tempo livre eu e Clément (meu esposo), vamos conhecer um lugar novo, até mesmo aqui por perto e tudo mais."

6 - Qual a melhor viagem que já fez em sua vida e por que a indicaria à outras pessoas?
"Acho que o normal seria pensarmos “a viagem pra onde fomos mais longe!” ou “a passagem mais cara”, mas na verdade, é a viagem que você se divertiu mais (isso conta aquela viagem de 20 minutos que você fez com seus amigos em um ônibus errado que vocês pegaram indo pra escola/ou qualquer outro lugar)
No meu caso, eu ainda não escolhi a minha melhor viagem, tive muitas viagens boas pelo Brasil, país lindo demais. Gostaria de indicar o Brasil pra quem mora no Brasil. 
Pode ser uma boa ideia conhecer seu próprio país e assim ter mais coisas boas pra contar sobre seu país quando/se você sair dele. As pessoas sonham em sair do Brasil mas nunca saíram do estado em que elas moram, eu não as culpo, há um primeiro mundo la fora de muitas oportunidades. Mas se você tem interesse e curiosidade de conhecer seu país, então se joga no Brasilzão!
Na Europa, indico a Córsega, uma ilha francesa, perto da Sardenha, linda, mais que demais!
Também indico qualquer lugar que você esteja bem acompanhado(a) de quem você ama (amigos, família etc)" 

8 - Que conselho você daria para alguém que quer ter um blog ou canal no youtube?
"Na verdade eu sou relativamente bem nova nisso, eu criei o blog quando fui trabalhar no navio pra contar sobre a minha vida e fazer um diário. Para sempre que eu achasse um sinal de internet em terra (era um navio né gente, zero sinal no mar, só por satélite) eu postar pra minha família e amigos o que se passava na minha vida. Como sempre gostei de escrever um diário eu continuei e continuo até hoje. Hoje em dia escrevo também sobre dicas legais e sobre coisas que acho interessante como estilo de vida, yoga, lazer etc… Pro Youtube era a mesma coisa, só gravar vídeos pra guardar minhas lembranças, e agora pra ajudar a galera a falar francês também. 
Agora vocês sabendo disso, deixo a dica: Escrevam/gravem de coração! Não pensem em visualização, nem em propaganda, nem nada, vai fazendo o que te agrada, e se tiver 1 pessoinha que vê, já é muito bom, você toca 1 pessoinha no mundo :)"
Demais né gente?! Menina viajada, inteligente e experiente que agora está morando em um país onde muitos gostariam de morar. Muito obrigada Sofia pela entrevista, foi um prazer conhecer mais sobre você e quem sabe fazemos futuramente não compartilha mais informações para o pessoal que segue o blog "Quero ser nômade" sobre navios de cruzeiro, idiomas e outras dicas e assuntos interessantes!

Pessoal! Abaixo seguem os links para as redes sociais da Sofia Piassi para que possam acompanhar suas aventuras e trabalhos, aprender francês e saber mais sobre ela e sobre a França! :)
Instagram: @sofiapiassi
Snapchat: @sofiapiassi

Espero que tenham gostado e aguardem mais entrevistas!!! :)

Comente com o Facebook:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui sua opinião. Será um prazer ler seu comentário! :)

TODOS OS POSTS DO BLOG!

RECEBER NOVIDADES VIA E-MAIL

PENSAMENTO DO MÊS!

PENSAMENTO DO MÊS!