17 de maio de 2016

AU PAIR: intercâmbio econômico com muitos benefícios

Intercâmbios são sempre almejados por jovens e inclusive por muitos adultos. Às vezes a pessoa não tem muito dinheiro para investir mas ainda assim quer ter uma experiência inesquecível no exterior com direito a estudo, grana, aprendizado de uma nova língua e conhecimento de uma cultura diferente. Aí que entra o intercâmbio de AU PAIR, um tipo de intercâmbio econômico com muitos benefícios.


Ser au pair, é trabalhar como "babá" na casa de uma família estrangeira em troca de um pequeno salário, moradia e alimentação. Além disto dependendo da família e do país, você poderá ser tratada (o) como parte da família, ter outras obrigações e vantagens. Poderá ganhar estudo, pocket money, passagem aérea, entre outros.

O país mais procurado para se realizar este tipo de intercâmbio é com certeza os Estados Unidos. Ser au pair nos EUA além de estar ao alcance de muitas pessoas, também não faz com que o candidato precise economizar rios de dinheiro por vários anos.
Se quiser saber mais sobre pré-requisitos, como participar, benefícios, agências que oferecem este programa de intercâmbio e outras informações, é aconselhável que leia o seguinte artigo:

Se você prefere explorar outros destinos, quer aprender outras línguas ou até mesmo já passou da idade limite para ser au pair nos Estados Unidos (idade limite de 26 anos), seguem abaixo algumas outras sugestões de países que possuem o programa de au pair legalizado:

- Áustria
- Holanda
- Alemanha
- França


Também existem países como o Canadá que o programa não é chamado de au pair mas de "Caregiver", além de haver países onde não é legal o trabalho de au pair, mas há vistos que permitem que você trabalhe e/ou estude no país e que permite consequentemente que você trabalhe como au pair, como é o caso da Irlanda, Austrália, Nova Zelândia, Suécia, entre outros. Se informe se o país para onde quer ir tem esta possibilidade.

Você poderá também trabalhar como au pair em países que não possuem visto para au pair como países da união européia, por exemplo, caso tenha cidadania de algum país de lá. Desta forma terá permissão para trabalhar com o que bem entender nos país da UE e não precisará de visto.

Há quem arrisque ir com visto de turista e trabalhar ilegalmente em alguns países ou até mesmo exceder o período permitido de visto de turista e seguir ilegalmente no país trabalhando. Isto é possível porém é claro que não é legal e nem aconselhável, até porque você pode acabar se incomodando e ficando inclusive com o passaporte "sujo" não podendo retornar a algum destino por muito tempo ou permanentemente. Cuidado!


Para se candidatar a Au pair, você pode contratar uma agência especializada, as mais conhecidas estão citadas no artigo sobre au pair nos EUA com link no início deste artigo. Você também encontra no site da Belta (Brazilian Educational & Language Travel Association), diversas indicações de agências para todos tipos de intercâmbios, pois a Belta é uma associação que reúne as principais instituições brasileiras que trabalham nas áreas de cursos, estágios e intercâmbios no exterior. O site é bem legal e eles inclusive possuem revistas e materiais bem interessantes sobre estas áreas.

Se preferir, você também pode buscar por conta própria pela internet, como por exemplo, no site Au Pair World, que é um dos sites mais completos e satisfatórios para se buscar ou oferecer trabalho de au pair. O site é muito interessante, sem muita dificuldade para usar e dá para fazer muita coisa nele sem gastar nada, além de ter famílias buscando au pairs pelo mundo todo.
Se você quiser ir para um lugar específico, poderá buscar tanto neste site citado, como em sites que ofereçam vagas exclusivamente para o país de destino que você estiver buscando.


Não se esqueça de se informar quais os pré- requisitos e passos para se tornar au pair no país para onde deseja viajar. Cada país possui regras próprias e diferentes umas das outras. Procure fazer tudo certinho e dentro da lei e certamente irá mais tranquila (o) com menos probabilidade de ter problemas e complicações no processo. Também lembre-se de conversar muito bem com a família em negociação antes de fechar o match. Esclareça todas suas dúvidas e deixe tudo às claras para que não haja decepções quando já estiver no país.

Se quiser artigos sobre au pair em algum país específico, deixe nos comentários que certamente serão feitos! :)


Comente com o Facebook:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui sua opinião. Será um prazer ler seu comentário! :)

TODOS OS POSTS DO BLOG!

RECEBER NOVIDADES VIA E-MAIL

PENSAMENTO DO MÊS!

PENSAMENTO DO MÊS!