25 de abril de 2016

O QUE É SER NÔMADE?

O termo nômade antigamente era empregado para dar referência a um grupo de pessoas que não possuía habitação fixa e que utilizava dos recursos que a natureza oferecia para se alimentar e sobreviver. Quando estes recursos se esgotavam, este grupo de "nômades" seguia seu caminho para um outro destino onde pudesse encontrar novos alimentos e o que mais a natureza pudesse lhes oferecer. Quando estes novos suprimentos acabavam, eles partiam para seu próximo destino, e assim por diante.


Com o tempo, a descoberta da agricultura, a tecnologia e tudo que o homem tem criado e conquistado, não foi mais necessário que os povos trocassem de lugar como nômades, porém, muitos, se tornavam e ainda se tornam nômades por vontade própria e movidas por diferentes incentivos que não obrigatoriamente sua sobrevivência. Hoje, ainda existem nômades por natureza, como os ciganos, a população do Tibete que é nômade ou semi nômade e algumas tribos, porém o termo atualmente também é empregado para pessoas comuns, que buscam conhecer o mundo e satisfazer suas vontades. Muitas pessoas acreditam que o mundo é muito grande para se viver em apenas um lugar e buscam viajar o máximo que puderem para até morrer, terem o prazer de haver conhecido muitos destinos no mundo.


Para alimentar esta vontade de viajar para muitos lugares, os atuais nômades - que viajam sozinhos ou em grupos - procuram maneiras de sustentar esta vida cigana. Uns buscam trabalhos temporários para juntar algum dinheiro e então viajar, outros procuram trabalhos temporários em diferentes destinos pelo mundo morando por um curto ou médio período em cada local, outros ainda conseguem trabalhos remotos que podem ser executados a partir de um computador com acesso à internet e viajam o mundo trabalhando de onde quer que estejam (conhecidos como nômades digitais). Alguns ainda, mesclam um pouco de cada coisa e com um trabalho aqui e outro ali, vão sustentando esta vida nômade.


Há diversas maneiras de ser um nômade (digital ou não), e todas elas serão tratadas individualmente e detalhadamente aqui no "Quero ser nômade". Lembre-se de seguir o blog, a fã page, o instagram, o twitter e se inscrever no canal do youtube para não perder nenhuma novidade.




Comente com o Facebook:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui sua opinião. Será um prazer ler seu comentário! :)

TODOS OS POSTS DO BLOG!

RECEBER NOVIDADES VIA E-MAIL

PENSAMENTO DO MÊS!

PENSAMENTO DO MÊS!